segunda-feira, 18 de abril de 2011

Um frango assado delicioso e sadio

Estamos na era da obesidade, e é preciso tomar cuidado com o método de preparação, principalmente das carnes.

Nada de fritar a carne, seja de vaca, seja de peixe ou seja de frango. O melhor tratamento térmico para carnes é o forno. Quando estamos tratando de grãos ou unidades de comida menores, o cozimento consegue levar o calor até o centro do alimento em velocidade compatível. Mas em se tratando de peças de carne, o forno é a melhor ferramenta.

Separe algumas coxas de frango limpas, destas vendidas em bandejas nos supermercados. Prefira as não temperadas. Nós é que vamos temperar.


Aqui estão as nossas amigas coxinhas, ao natural. Coloque na travessa apropriada para o forno. A posição no forno é importante, e quase ninguém se preocupa com isto. No entanto, a posição esconde verdades térmicas inimagináveis:


  • Quanto mais em cima, mais quentes são os vapores do ar no interior do forno (o da foto tem quatro gradações; colocamos na penúltima);
  • A parte de baixo provoca a queima da carne e o seu escurecimento excessivo;
  • Colocando na parte de cima, os vapores da carne se concentram, sem perda do sabor, pois a distância da carne para a parede superior é diminuta;
  • Sem o tempero, quem recebe o calor é a carne, e se evita comer tempero queimado;



Não faça perfurações no frango para levar ao forno, desta forma ele vai assar por dentro de forma correta. Ao fazer furos com palito, os vapores do interior podem escapar, e o frango fica mais seco. Ele tem que ficar bem vedado para abafar por dentro e a carne se abrir facilmente depois.


Para os vinte minutos iniciais, coloque em fogo médio (180-220 graus).

Após os 20 minutos, abaixe a temperatura para fogo baixo-médio (160-180 graus).


Acrescente vinho tinto de mesa à travessa de frango no interior do forno. Cuidado para não queimar a mão.
Enquanto o frango assa por mais 20 minutos, prepare os temperos: Tomate pelado, um pouco de extrato de tomate e um pouco de tempero com ervas.

Após os 20 minutos já mencionados, coloque algumas unidades do frango já assado nos temperos. Este é o momento de furar a superfície do frango, pois agora é a hora do tempero entrar na carne já macia.


Mexa bastante os pedaços de frango de forma a pegar bem os temperos. Após fazer os furos na carne, pegue uma escumadeira, e mexa os pedaços de frango.


Coloque a água já fervida, para facilitar a penetração da mistura de temperos pelos furos feitos na carne.


Feche a panela e deixe cozinhando por uns dez minutos.


O frango adquire uma coloração rosada escura. O frango dourado é um hábito cultural nocivo à saúde.


Depois, é só comer. Uma dica, acompanhe com vinho diluído a 1 parte por duas de água. Facilita a digestão e apura o gosto do frango. Este era o costume romano, servir vinho diluído, apenas como digestivo e evitando a embriaguez indesejada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário